Vento norte causa estragos durante a madrugada de sábado em Santa Maria

Vento norte causa estragos durante a madrugada de sábado em Santa Maria

Foto: Mateus Ferreira (Diário)

Arquivo.

A madrugada e o início da manhã deste sábado (25) foram marcados por fortes rajadas de vento norte em diversas regiões do Rio Grande do Sul. De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, as rajadas ultrapassaram os 70 km/h em algumas cidades. Em Santa Maria, o vento chegou a 68 km/h. A Defesa Civil Municipal registrou, até as 12h, cinco imóveis destelhados e três quedas de árvores. Não há desabrigados/desalojados,e ninguém ficou ferido. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Vídeos dos estragos circularam pelas redes sociais nas primeiras horas manhã. Entre as imagens, é possível ver postes caídos, telhas espalhadas em vias movimentadas e tapumes de obras derrubados pela força do vento

Na Rua dos Andradas, os tapumes da obra do Memorial às Vítimas da boate Kiss caiu com o vento. Por volta das 12h deste sábado, funcionários da obra estavam repondo a estrutura.Foto: Felipe Ferreira (Reprodução)

Trânsito 

Três semáforos ficaram inoperantes por falta de energia, mas já foram consertados e estão funcionando normalmente. A orientação aos motoristas é que informem ao Ciosp pelo telefone 153 ou pelo WhatsApp (55) 9 9931-1244 caso identifiquem alguma situação de risco ou perigo nas vias municipais.

Sem risco de temporal 

Conforme o especialista, o fenômeno atingiu também outras partes do Estado, com destaque para áreas do Noroeste, Missões, Serra e Região Metropolitana. Apesar da instabilidade, não há risco de temporais nas próximas horas, mas há previsão de raios e 20 mm de chuva até as 18h deste sábado. Na madrugada e manhã de domingo (26) pode haver pancadas de chuva esparsas, de até 5 mm no total do dia.

— Que madrugada e início de manhã de ventania no Rio Grande do Sul. As rajadas foram muito fortes, especialmente no Centro do Estado. Depois de todo esse vento, o tempo tende a mudar gradualmente até domingo à tarde — explicou Verardo.

Frente fria 

Segundo o meteorologista, a aproximação de uma massa de ar seco vai modificar o cenário a partir deste domingo (26), especialmente nas regiões Oeste, Campanha e Sul, onde o tempo deve melhorar com a redução da nebulosidade e aberturas de sol.


Com o avanço dessa massa de ar, as temperaturas também devem cair. O domingo (26), portanto, será mais frio e com o tempo firme em boa parte do Rio Grande do Sul, marcando o fim da sequência de ventos fortes que atingiram o Estado nas últimas horas


Confira as máximas e mínimas para os próximos dias​​​​​​​​

  • Sábado (25): mínima de 19°C - máxima de 26°C
  • Domingo (26): mínima de 16°C - máxima de 24°C
  • Segunda-feira (27): mínima de 13°C - máxima de 26°C
  • Terça-feira (28): mínima de 15°C - máxima de 20°C
  • Quarta-feira (29): mínima de 14°C - máxima de 21°C
  • Quinta-feira (30): mínima de 12°C - máxima de 22°C


Brasil tem 15 mortes por Metanol; no Estado são 30 casos notificados Anterior

Brasil tem 15 mortes por Metanol; no Estado são 30 casos notificados

Dois homens são presos por cárcere privado em Cruz Alta Próximo

Dois homens são presos por cárcere privado em Cruz Alta

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI